Dados do Município

História

História 

        O POVOAMENTO dessa área data aproximadamente do século XVIII. Os irmãos José Manoel de Melo e Manoel Gomes de Assunção, proprietários dos primeiros engenhos banguês nas terras do hoje município de Pombos, construíram algumas casas nas margens do rio Água Azul, cujo lugarejo foi denominado TUBIBAS, e que tempos mais tarde quando já tinha 30 casas, foi comprado pelo Padre Galdino Soares Pimentel. O Padre, junto com os habitantes primitivos, fez construir uma capela sob a invocação de Nossa Senhora dos Impossíveis, até hoje a padroeira do município.
        Era grande a abundância de pombos selvagens nas matas circunvizinhas e caçadores vindos da Cidade do Braga (hoje Vitória de Santo Antão), após as costumeiras e bem sucedidas caçadas, diziam: FIZEMOS O SÃO JOÃO NOS POMBOS. Esta expressão era usada com tanta frequência , que o lugar TUBIBAS passou a chamar-se oficialmente SÃO JOÃO NOS POMBOS, até quando passou a denominar-se POMBOS.

 

Formação Administrativa

Formação Administrativa

        Distrito criado com a denominação de Pombos, pela lei municipal nº 168, de 15-06-1908, criados também pela lei municipal nº 192, de 16-05-1914, subordinado ao município de Vitória. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Pombos, figura no município de Vitória. Pelo decreto municipal nº 6, de 08-11-1930, o distrito de Pombos, passou a denominar-se São João dos Pombos. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de São João dos Pombos, figura no município de Vitória. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. Pelo decreto-lei estadual nº 235, de 09-12-1938, o distrito de São João dos Pombos voltou a denominar-se Pombos. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Pombos figura no município de Vitória. Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o município de Vitória, passou a denominar-se Vitória Antão. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Pombos permanece no município de Vitóra de Santo Antão ex-Vitória.
        Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Elevado à categoria de município com a denominação de Pombos, pela lei estadual nº 4989, de  20-12-1963, desmembrado de Vitória de Santo Antão. Sede no antigo distrito de Pombos. Constituído do distrito sede. Instalado em 22-02-1964. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Pela lei municipal nº 132, de 30-12-1968, é criado o distrito de Nossa Senhora do Carmo e anexado ao município de Pombos.  Pela lei municipal nº 133, é criado o distrito de Dois Leões e anexado ao município de Pombos. Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 3 distritos: Pombos, Dois Leões e Nossa Senhora do Carmo. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Feriados Municipais

Feriados Municipais 

18 de janeiro       |  Dedicado à Padroeira Nossa Senhora dos Impossíveis
15 de agosto       |  Consagrado à Assunção  de Nossa Senhora
11 de dezembro  |  Data Histórica da Emancipação Político/Administrativa do Município
 
(conforme art. 100 da Lei Orgânica Municipal)

Informações do Município

Dados do município/localização

Aniversário: 11 de Dezembro
Fundação: 11/12/1963
Gentílico: Pomboense
Unidade Federatíva: PERNAMBUCO
Mesoregião: Mesorregião da  Mata Pernambucana
Microregião: Microrregião da Vitória de Santo Antão
Distância para a capital: 58 km

 

Dados de características geográficas

Área: 239,876 KM²
População estimada: 27.091
População último senso ( 2010): 24.046
Densidade: 118,35
Altitude: 207
Clima: Tropical
Fuso Horário: UTC-3

Economia e Turismo

Economia

        A cidade de Pombos é conhecida na região como a terra do abacaxi uma vez que possui grandes áreas de plantio da fruta. Os abacaxis poduzidos no município são considerados os melhores do estado de Pernambuco e estão entre os melhores do país.
        Além do abacaxi, a agro-indústria açucareira representa boa parte da economia local. Outros produtos agrícolas de destaque são a banana, o maracujá, o coco, o mamão e a mandioca. Na pecuária, o rebanho bovino e caprino estão presentes, bem como as aves.

A cidade de Pombos a partir da industrialização que ocorreu em Pernambuco nos últimos anos conta com algumas empresas instaladas, pode-se citar:

VIDFARMA - Vidfarma Indústria de Medicamentos Ltda. está instalada no município de Pombos, em Pernambuco, em planta de pouco mais de 17 mil m², com 4,1 m² de área construída. Possuímos unidades fabris independentes para a produção de Medicamentos e Suplementos Alimentares, em conformidade com as legislações vigentes, atendendo todos os requisitos de Boas Práticas de Fabricação (BPF), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
        Desde sua fundação, em 2010, a empresa investe em qualidade, desenvolvimento e técnicas de produção. Assim, garantimos excelência em processos e produtos, aferida pelo mercado e consumidores e desenvolvemos estratégias com a garantia de crescimento sustentável.

A PPP está estrategicamente instalada na cidade de Pombos, no km 57,5 da BR 232, uma das mais importantes rodovias do Estado do Pernambuco. Uma localização privilegiada, que permite uma Logística rápida e eficiente. Uma fábrica em constante crescimento, acompanhando a evolução do Estado do Pernambuco. Todos os produtos obedecem às normas da ABNT e possuem laudos. A PPP está presente nas maiores obras do Estado. Construtoras de renome Internacional reconhecem nossa qualidade, utilizam e indicam nossos produtos. Segurança, Qualidade, Acabamento e Agilidade no Atendimento são nossos maiores compromissos.

BRASCON empresa especializada no tratamento de resíduos de serviços de saúde, atende hospitais, clinicas, consultórios etc.

PÉROLA URNAS FUNERÁRIAS Grande fabricante no ramo de urnas funerárias do nordeste.

CAMPO DA SERRA Pequeno laticínio na Zona rural de Pombos que comandado pela engenheira Vitória Barros, fabrica os melhores queijos da região.

 

Turismo

        Na cidade acontece uma festa em homenagem aos produtores de abacaxi, a Festa do Abacaxi, que acontece todos os anos no mês de outubro. Além disto, destacam-se os festejos de São João e de 18 de Janeiro festa cultural dedicada a Nossa Senhora dos Impossíveis, bastante festejada pelo cristãos católicos durante 09 noites e no dia 18 grandes missas e procissão com a imagem, sendo uma das maiores procissões do interior.
        A festa profana fica por conta do Governo Municipal onde atrai diversas famílias da região.

Fontes:
IBGE
wikipedia.org

Brasão, Bandeira e Hino

Brasão

 

Resultado de imagem para brasao de pombos

 

Bandeira


 

 

A bandeira do município de Pombos foi criada na vigência do Prefeito Edward Cavalcanti de Almeida Pinto, através da Lei nº 141 de 14 de maio de 1969, obedecendo as seguintes características:

    Um mapa do Estado de Pernambuco, ao centro;
    Duas faixas: uma com a data designativa da emancipação e a outra com a legenda Paz e Progresso;
    Um ramo de canavial na parte de baixo;
    Dois pombos, no local onde fica situado o Município;

Cores:

    O campo é Amarelo e Azul
    O mapa e o ramo são Verde
    As duas legendas são Azul
    Os dois pombos e as duas faixas são Branca

Fonte: Livro Descubra Pombo

 

Hino

Lutai homens desta terra
Pelo progresso de Pombos...
Na força de vossos lombos
sua grandeza se encerra!

Vede que belo Rincão!
Deu berço à vossa existência
Sua glória e florescência
dependem de vossa ação.

Altibaixos! Esplendores!...
Verdes matas, céus de anil.
És recanto do Brasil.
Jardim ameno de flores!

Pombos és gleba fecunda,
teus soberbos alcantis...
Mas teus braços veronis
de riquesa o solo inunda.

Pombos és prado na flor!
Tens vida amena e saudável...
Tens clima doce, agradável
Panorama encantador!

Altibaixos! Esplendores!...
Verdes matas, céus de anil.
És recanto do Brasil.
Jardim ameno de flores!

Em roda tens as colinas...
Vales, campos verdejantes
São belezas fascinantes
as tuas verdes campinas...

Pombos, és Oásis Lindo!
Entre morros, vales, serras...
Teu sol brilha sobre as terras.
És a Natureza sorrindo!

Altibaixos! Esplendores!...
Verdes matas, céus de anil.
És recanto do Brasil.
Jardim ameno de flores!

AV. Joaquim Falcão, 109 - Centro, Pombos - PE
CEP 55630-000
Tel: (81) 3536-1213
prefeitura@pombos.pe.gov.br
Horário de Atendimento:
De Segunda à Sexta, a partir das 07:00 às 13:00hs
Mapa do Site
© Copyright 2019 Prefeitura Municipal de Pombos/ PE | Todos os direitos reservados